Educomunicação - uma introdução

A Educomunicação se desenvolve sob a tríade comunicação, educação e participação e visa formar o chamado senso crítico frente à mídia. Os objetivos dessa abordagem diferenciada é, primeiro instituir novas formas de ensino-aprendizagem através de canais interativos de comunicação, tendo a experimentação e a pesquisa como instrumento cotidiano, para superar o paradigma instrucionista. Também estimula competências a produção de conhecimentos através da escrita, oralidade, comunicação e crítica da realidade.

Nossa principal intencionalidade é contribuir para a mudança das práticas curriculares – trabalhando com novas mídias na escola, pesquisa e participação. Nossas ações são:Web-método, Radiação, Impressão, Oratória e o Cinemação. Primeiro sensibilizamos os professores para uma proposta de transformação da maneira como as escolas trabalham o ensino com a nova metodologia da Educomunicação. Depois, promovemos conhecimento das linguagens das mídias impressas e eletrônicas, através da realização de produtos midiáticos. Finalmente criamos canais de comunicação e participação na escola e socializamos as ações com criação de núcleos de Educomunicação nas escolas.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Restam poucas vagas para II Vídeoconferência sobre Educomunicação

Restam poucas vagas para II Vídeoconferência sobre Educomunicação

A quantidade de inscrições para a II videoconferência sobre Educomunicação que se realizará no dia 23 demonstrou o interesse pela metodologia educomunicativa. Das 150 vagas oferecidas para assistir a videoconferência de forma presencial, restam apenas 15 vagas para se atingir o limite permitido, faltando ainda 07 dias para conferência on line.

A videoconferência ocorrerá no dia 23 de julho no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e vai discutir cinema, rádio, jornal e internet (web) nos processos de produção da rede pública do estado. A conferência terá como palestrante Dr. Ismar de Oliveira, da USP; Dra. Teresinha Fróes, da UFBA e Marcílio Rocha Ramos, Coordenador de Educomunicação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

Todas as 32 Diretorias Regionais de Educação já confirmaram a participação por e-mail e telefone. A coordenação também confirmou a participação dos 16 Núcleos de Tecnologia Educacional.

“As novas atividades na rede com a disseminação da metodologia educomunicativa, principalmente através de produtos sócio-educativos como rádio, jornal e cinema revelam o grande interesse dos professores em construir novas formas de produção do conhecimento e mostram que eles estão inquietos e inconformados com a pedagogia da instrução, por perceberem que esta não atende mais os interesses da juventude, tampouco os mobilizam para o conhecimento.” Afirma Marcílio Rocha Ramos, Mestre em Educação e Coordenador de Educomunicação da SEC.

Teoria e Prática – a Educomunicação surge como um campo de síntese dialética entre a Pedagogia e a Comunicação. Segundo Ismar Soares, professor e coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, “O campo da Educomunicação é compreendido como um novo gerenciamento, aberto e rico, dos processos comunicativos dentro do espaço educacional e de seu relacionamento com a sociedade”.

A realidade que se esboça no alvorecer do século XXI mostra a força dos meios de comunicação de massa. Teóricos da comunicação, como Albino Rubin, (professor da Faculdade de Comunicação da Ufba), observam que o mundo vive a “Idade Mídia”, um era em que racionalidade está fundada nas redes rizomáticas da comunicação com vários emissores, a construir uma verdade fragmentada e multifacetada e mundo interconectado – na qual a internet surge como exemplo pungente. Teresinha Fróes e Antônio Cardoso, ao analisarem a Educação a Distância, afirmam que “O contexto atual da sociedade caracteriza-se pela globalização do conhecimento, da economia e da informação. Cada vez mais, os recursos tecnológicos de informação e comunicação se desenvolvem e se aperfeiçoam proporcionando múltiplas alternativas de gear, acessar e disseminar conhecimentos. Com o rápido desenvolvimento tecnológico, há uma constante necessidade de manter-se atualizado e os relacionamentos tornam-se mediados pelas novas tecnologias”.

Como mostra Geneviève Jacquinot (professora da Universidade de Paris 8), “os alunos que chegam hoje à sala de aula estão impregnados, sobretudo televisa”, uma vez que a juventude passa “tanto tempo em frente (e as outras telas) quanto na escola”. E isso já não pode ser mais desconsiderado pelos educadores.

Na metodologia educomunicativa há a percepção de que os meios de comunicação não são como mera ferramenta de instrução. Pelo contrário, procura usar criticamente as Tecnologias de Informação e Comunicação (rádio, internet, jornal, cinema) para a produção horizontal do conhecimento baseada na realidade e na lógica preconizada por Celestin Freinet – de “aprender fazendo”. Ou na apreciação de Donizete Soares (professor de filosofia e diretor do projeto “Cala boca já morreu”), “o neologismo Educomunicação, que em princípio parece a mera junção de Educação e Comunicação, na realidade, não apenas une as áreas, mas destaca de modo significativo, um terceiro termo, a ‘ação’ ”.

É importante notar que Educomunicação não se restringe a trabalhar pontualmente com os meios de comunicação de massa para repassar os conteúdos das disciplinas. A educomunicação supera esta prática instrucionista (basicamente fundada na memorização e repetição de conteúdos fechados e – em muitos casos – distantes da realidade), pois ela coloca o estudante (junto com o professor) como autores e protagonistas do conhecimento, no momento em que eles estão imersos na produção de material sócio-educativos através de um permanente encontro dialógico e horizontalizado. O professor, neste caso, atua mais como um coordenador, tentando fazer com que os educandos partam de sua realidade imediata para entendê-la e modifica-la. Na visão de Donizete Soares, a educomunicação possui a “capacidade de entrecruzar saberes, promovendo a interlocução ou a conversa entre os que constroem e/ou os que utilizam desses saberesapacidade de entrecruzar saberes, promovendo a interlocuçcom os estudantespaç”.

Por isso que pesquisadoras como Gabriela Felippe Rodrigues Metzker (jornalista, educomunicadora e mestranda em Ciências da Comunicação na USP) encaram a educomunicação como uma forma de “promover a educação emancipatória, aquela que prepara o sujeito para pensar, desenvolver sua consistência, seu senso crítico”. Já Ismar Soares lembra “que ‘produção do conhecimento’, ‘tecnologias da informação’ e ‘cidadania’ parecem aproximar-se substancialmente, toda vez que agentes sociais intervêm partir de determinada perspectiva sócio-política. Neste sentido, reafirma-se, com ênfase, o papel próprio da liderança, tanto no denominado ‘movimento popular’ quanto no mundo da educação formal. Em ambos, desponta a figura do educomunicador”.

Devido a isso, essa metodologia parece na escola não como mais uma disciplina na grade curricular, e sim, como um aspecto trans e multidisciplinar (da mesma forma como a educação ambiental, por exemplo). Surge como um campo de convergência da comunicação com as demais áreas do conhecimento.

A partir destas colocações teóricas (rapidamente esboçadas acima) é que serão feitas as discussões na videoconferência. Logo abaixo, segue os links com alguns textos para maior conhecimento sobre o tema.

Pauta da Videoconferência

Articuladores
Ismar de Oliveira - Professor da USP, consultor do MEC (§ Políticas Públicas de Educomunicação, § Experiências e pesquisas em educomunicação)
Marcílio Rocha Ramos - Coordenador de Educom (§ Metodologia educomunicativa;
§ Projetos Educomunicativos da rede, na Bahia)
Teresinha Fróes – Professora UFBA. Coordenadora do doutorado em Difusão do Conhecimento (§ Novos espaços de aprendizagem com as tecnologias.)

Links

educomunicação - o que é isto? (Donizete Soares)
http://www.portalgens.com.br/baixararquivos/textos/educomunicacao_o_que_e_isto.pdf
o que é um educomunicador? (Geneviève Jacquinot)
http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/11.pdf
educação e comunicação: diálogo ou duelo? (Profa. Rosalia Duarte)
http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/54.pdf
raízes educomunciativas: do conceito à prática (Cláudia Lago e Patrícia Horta Alves)
http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/16.pdf
o perfil do educomunicador (Ismar de Oliveira Soares)
http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/29.pdf
uma educomunicação para a cidadania (Ismar de Oliveira Soares)
http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/6.pdf
alfabetização e educomunicação (Ismar de Oiveira Soares)
http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/89.pdf
construção do conhecimento em uma comunidade virtual de aprendizagem (Teresinha Fróes e Antonio Cardoso)
http://www.cinform.ufba.br/7cinform/soac/papers/8132dc0b68fac2a4e1b28d7af19e.pdf
práticas pedagógicas utilizando um ambiente virtual de aprendizagem para construção colaborativa do conhecimento (Teresinha Fróes e Antonio Cardoso)
http://dgz.org.br/jun08/art_03.htm

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