Educomunicação - uma introdução

A Educomunicação se desenvolve sob a tríade comunicação, educação e participação e visa formar o chamado senso crítico frente à mídia. Os objetivos dessa abordagem diferenciada é, primeiro instituir novas formas de ensino-aprendizagem através de canais interativos de comunicação, tendo a experimentação e a pesquisa como instrumento cotidiano, para superar o paradigma instrucionista. Também estimula competências a produção de conhecimentos através da escrita, oralidade, comunicação e crítica da realidade.

Nossa principal intencionalidade é contribuir para a mudança das práticas curriculares – trabalhando com novas mídias na escola, pesquisa e participação. Nossas ações são:Web-método, Radiação, Impressão, Oratória e o Cinemação. Primeiro sensibilizamos os professores para uma proposta de transformação da maneira como as escolas trabalham o ensino com a nova metodologia da Educomunicação. Depois, promovemos conhecimento das linguagens das mídias impressas e eletrônicas, através da realização de produtos midiáticos. Finalmente criamos canais de comunicação e participação na escola e socializamos as ações com criação de núcleos de Educomunicação nas escolas.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Videoconferência terá participação dos professores Ismar de Oliveira [USP] e Teresinha Fróes [UFBA]

Videoconferência terá participação dos professores Ismar de Oliveira [USP] e Teresinha Fróes [UFBA]

Videoconferência terá participação dos professores Ismar de Oliveira [USP] e Teresinha Fróes [UFBA]

Coordenação de novas mídias na escola vai realizar discussão on line sobre utilização de cinema, jornal, rádio e web como novos espaços de aprendizagem

A mídia-educação é tema da segunda videoconferência em Educomunicação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, dentro das proposições do MEC da educação por área de conhecimento. A reunião on line – que ocorrerá no dia 23 de julho das 08h30 às 12h - é uma realização da Diretoria de Currículos Especiais, através da Coordenação de Educomunicação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

A educomunicação se propõe articular a produção do conhecimento com base na realização de produtos sócio-educativos, na experimentação com os recursos das tecnologias da comunicação e da informação, e práticas pedagógicas voltadas para a realidade imediata dos educandos, em torno das quais são construídas questões para reflexão e ação da escola com a comunidade.

A Conferência on line vai ocorrer a partir do Instituto Anísio Teixeira e tem confirmada a participação do professor da Universidade de São Paulo, Ismar de Oliveira, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP e consultor do MEC e da professora da Universidade Federal da Bahia, Teresinha Fróes, consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e professora-adjunta da Universidade Federal da Bahia.

A videoconferência terá como convidados os diretores e coordenadores das Diretorias Regionais (Direc) e dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE), educadores e técnicos envolvidos com a educação e produção de mídias. A videoconferência poderá ser acompanhada também de forma presencial, em um dos auditórios do IAT. Neste caso, o interessado deve se inscrever por telefone (3115-8951) ou por e-mail (educom@sec.ba.gov.br). As vagas são limitadas (150 lugares).

Temática - A temática da conferência on line está voltada para as experiências dos educadores da rede com a metodologia educomunicativa e os projetos da Coordenação de Educomunicação: Cinemação [filmes e videoreportagens com máquina de celular]; Radiação [rádios web e atividades com radiodifusão]; Impressão [produção de leitura crítica e ativismo com jornal escolar e comunitário]; Web-método [desenvolvimento de atividades com suporte da internet e TIC].

São estas experiências que vão alimentar também as discussões na videoconferência e oferecer respostas a questões como:

§ O que é a metodologia Educomunicativa?

§ Como relacionar as áreas de conhecimento com realização de produtos sócio-educativos?

§ Qual a relação do cinema, rádio, jornal, web com a educação? Qual o papel do educador e

do educando nos processos?

§ Como fazer filmes com máquina de celular? Como editar as produções?

§ Quais as aprendizagens que ocorrem com as práticas audiovisuais?

§ Como avaliar as produções dentro do currículo da escola?

O foco da proposta educomunicativa com base no currículo por área de conhecimento está voltado para realização pelos educadores e educandos de projetos e atividades com a escola e a comunidade, associando teoria e prática, tecnologia e participação, realização de produtos sócio-educativos e empoderamento coletivo.

Um dos projetos da coordenação de Educomunicação que vem mobilizando a juventude estudantil para as práticas com audiovisual é o Cinemação. Há mais de um ano, a Coordenação de Educomunicação vem realizando produções com cinema nas escolas de educação integral utilizando apenas as filmadoras de celulares.

As produções dos educandos foram divulgadas no DVD “Cinemação: uma idéia na cabeça e um celular na mão”, composto de 11 filmes e estão disponíveis na Secretaria da Educação e no site: http://www.sec.ba.gov.br/. Agora o projeto está se estendendo para toda a rede pública do Estado.


Pauta da videoconferência

Articuladores
01) Ismar de Oliveira - Professor da USP e consultor do MEC. Falará sobre:
§ Políticas Públicas de Educomunicação
§ Experiências e pesquisas em educomunicação
02) Marcílio Rocha Ramos - Coordenador de Educomunicação. Falará sobre:
§ Metodologia educomunicativa;
§ Projetos Educomunicativos da rede, na Bahia

Teresinha Fróes – Professora UFBA e Coordenadora do doutorado em Difusão do Conhecimento. falará sobre:
§ Novos espaços de aprendizagem com as tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário