Educomunicação - uma introdução

A Educomunicação se desenvolve sob a tríade comunicação, educação e participação e visa formar o chamado senso crítico frente à mídia. Os objetivos dessa abordagem diferenciada é, primeiro instituir novas formas de ensino-aprendizagem através de canais interativos de comunicação, tendo a experimentação e a pesquisa como instrumento cotidiano, para superar o paradigma instrucionista. Também estimula competências a produção de conhecimentos através da escrita, oralidade, comunicação e crítica da realidade.

Nossa principal intencionalidade é contribuir para a mudança das práticas curriculares – trabalhando com novas mídias na escola, pesquisa e participação. Nossas ações são:Web-método, Radiação, Impressão, Oratória e o Cinemação. Primeiro sensibilizamos os professores para uma proposta de transformação da maneira como as escolas trabalham o ensino com a nova metodologia da Educomunicação. Depois, promovemos conhecimento das linguagens das mídias impressas e eletrônicas, através da realização de produtos midiáticos. Finalmente criamos canais de comunicação e participação na escola e socializamos as ações com criação de núcleos de Educomunicação nas escolas.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cinemação - informações básicas

Cinemação - informações básicas

A Coordenação de Tecnologia e Novas Mídias - Educomunicação, por meio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, está implantando nas unidades da rede estadual de ensino as práticas educomunicativas através do cinema. Essas atividades estão sendo estimuladas a se articularem com o currículo e as tecnologias da informação e da comunicação, buscando desenvolver novas práticas educacionais com criatividade e aprendizagens colaborativas. Estas práticas têm como foco a construção da identidade, a participação política e comunitária, construções e partilhas de saberes, o empreendedorismo, a emancipação dos educandos e o empoderamento coletivo.

Este projeto está diretamente relacionado às iniciativas do governo em superar as deficiências da educação e promover uma reflexão e mudanças profundas no currículo. Mudanças apoiadas numa pedagogia crítica e com apoio a autonomia dos educandos.

Sendo assim, a Secretaria vai instituir o projeto cinemação - produção de audiovisual como atividade didática envolvendo todas as disciplinas. A linguagem cinematográfica como elemento estruturante da organização dos conteúdos, das relações entre indivíduo e a vida, reflexão, debates, exposição, pesquisa e participação, um instrumento de múltiplas leituras, socialização e ressignificação envolvendo a metodologia educomunicativa.

Os alunos de escolas de tempo integral da rede estadual de ensino produziram e editaram onze micrometragem filmados com máquinas de celular. Com essa experiência compomos o 1º DVD Cinemação – Uma idéia na cabeça, um celular na mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário