Educomunicação - uma introdução

A Educomunicação se desenvolve sob a tríade comunicação, educação e participação e visa formar o chamado senso crítico frente à mídia. Os objetivos dessa abordagem diferenciada é, primeiro instituir novas formas de ensino-aprendizagem através de canais interativos de comunicação, tendo a experimentação e a pesquisa como instrumento cotidiano, para superar o paradigma instrucionista. Também estimula competências a produção de conhecimentos através da escrita, oralidade, comunicação e crítica da realidade.

Nossa principal intencionalidade é contribuir para a mudança das práticas curriculares – trabalhando com novas mídias na escola, pesquisa e participação. Nossas ações são:Web-método, Radiação, Impressão, Oratória e o Cinemação. Primeiro sensibilizamos os professores para uma proposta de transformação da maneira como as escolas trabalham o ensino com a nova metodologia da Educomunicação. Depois, promovemos conhecimento das linguagens das mídias impressas e eletrônicas, através da realização de produtos midiáticos. Finalmente criamos canais de comunicação e participação na escola e socializamos as ações com criação de núcleos de Educomunicação nas escolas.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Projetos Educomunicativos -Implicações da rádio-escola para o processo ensino aprendizagem

AS IMPLICAÇÕES DA RÁDIO-ESCOLA PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM


EQUIPE DE ELABORAÇÃO


NEIDE DOS SANTOS BARBOSA
ELISÂNGELA CAMPOS DAMASCENOS
EVANYLMA S. DE LUNA BRITTO
SANDRA NOVAIS SANTOS


JUAZEIRO-BA
MARÇO/2008

1. APRESENTAÇÃO


O Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rego, pertencentes à Rede Estadual de Ensino Médio, apresenta o projeto Rádio-Escola, elaborado pela comunidade escolar, visando implantar e assegurar o funcionamento de uma rádio na escola que propicie o engajamento do corpo discente em atividades que mobilizem seus conhecimentos nas diversas áreas, e assim, auxiliar a garantia da missão da escola que é a de proporcionar o desenvolvimento integral do alunos nos aspectos cognitivos, físico e afetivo, garantindo um ensino de qualidade. Além disso, terá também como objetivo a integração escola – comunidade, logo que os programas produzidos pelos alunos terão caráter informativo e formativo para a comunidade local.



2. CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO / ESCOLA


Em 03 de março de 1982, o secretário Doutor Kleber Pacheco cria uma Escola de 1º Grau situada nos bairros Alto da Aliança, e em 15 de julho de 1982 foi inaugurada a escola com o nome Escola de 1º Grau Professor Pedro Raimundo Rodrigues Rego, no governo de Antônio Magalhães e inaugurada pelo Secretário Doutor Kleber Pacheco, possuindo no referido ano seis salas de aula com o ensino de 1ª a 4ª série, e tendo como diretora a professora Balbina Medrado da Silva Freitas.
Em 1991, passou a oferecer também o ensino de 5ª a 8ª série, passando a ter como diretora a professora Maria do Carmo Palma Gaspar. Possuindo o ginásio apenas no turno vespertino, e posteriormente nos turnos noturno e matutino. Nessa época, a escola já possuía 11 salas de aula.
Em 1994, assumiu a direção, a Professora Maria Musa de Oliveira Macedo e, em fevereiro de 2002, a escola passou a se chamar Colégio Estadual Pedro Raimundo Moreira Rego, passando a oferecer também o Ensino Médio. A mesma possui um anexo localizado no distrito de Itamotinga, sendo ministrado apenas o Ensino Médio. Em março de 2007, assumiu a direção, a professora Neide dos Santos Barbosa, tendo como vice-diretoras Maria Conceição Lordeilo e Evanylma Santos de Lima Brito.
Atualmente temos as seguintes categorias de Ensino: Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos II e III e Ensino Médio, atendendo uma totalidade de 1.200 alunos. A escola atende alunos entre a faixa etária de 6 anos até idosos na Educação de Jovens e Adultos, sendo que a grande maioria residem no próprio bairro da escola ou em localidades circunvizinhas e possuem em média baixa renda.
O bairro não possui espaços de lazer, por isso muitos alunos ficam ociosos após o horário de saída da escola, ou então vêm à escola em horário oposto para jogar bola, brincar, etc.



3. JUSTIFICATIVA


Analisando o cotidiano do Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rêgo, pertencente à Rede Estadual de Educação da Bahia, observa-se, um certo descaso por parte dos alunos no estudo dos temas tratados em sala de aula e ao mesmo tempo uma grande necessidade e interesse por parte dos mesmos do contato com as novas tecnologias e as diversas mídias de informações e comunicação.
Dessa forma, os gestores, o corpo docente e a comunidade escolar vêem a necessidade de desenvolver um projeto eficaz que garante uma permanência salutar do aluno em sala de aula, para que ele possa desenvolver as habilidades cognitivas e sociais, imprescindíveis à qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Assim sendo, propõe-se a implementação de uma rádio-escola nesta instituição de ensino, para que o uso dessa ferramenta de comunicação venha contribuir com o interesse dos alunos nos temas desenvolvidos pela escola, tendo em vista a qualidade das práticas pedagógicas envolvidas e, conseqüentemente, o alvo maior que é uma aprendizagem significativa e prazerosa. A implantação desse projeto poderá proporcionar aos alunos não somente o desenvolvimento da leitura e da escrita, mas também a construção de competência relacionada ao desenvolvimento da linguagem, do raciocínio lógico, da comunicação e interação, da crítica fundamentada, da participação comunitária e do envolvimento com questões sociais, culturais, políticas e econômicas.
Para tanto, contaremos com a dedicação e o entusiasmo da comunidade escolar que acredite no princípio da comunicação como meio de assegurar a fluência verbal e propiciar informações, interação e conhecimento aos produtores/ouvintes.



4. RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA


Ao pensar na contribuição pedagógica desse projeto para o processo educativo, podemos primeiramente considerar que não envolve somente conhecimento e habilidades cognitivas, como também propicia a formação dos alunos nos aspectos sociais e culturais. Quanto ao aspecto cognitivo, várias são as contribuições, entre elas consideramos: o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, pôr meio do aperfeiçoamento da fala, que envolve a voz agradável, a boa entonação, a leitura correta e a boa dicção. Isso significa que os alunos poderão melhorar a forma como falam, bem como melhor organizar seus pensamentos e sua fala, tornando-a mais coerente organizada e objetiva. A linguagem escrita será aperfeiçoada através da escrita de textos próprios à linguagem do rádio, auxiliando assim na produção de textos com coerência e coesão, como também no crescimento do vocabulário escrito e oral dos alunos, na aplicação de regras de concordância e na ortografia. Dessa forma, a implantação da rádio-escola irá contribuir para a formação lingüística e comunicativa do discente, possibilitando ao mesmo, o desenvolvimento na aprendizagem das diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. O fato de propormos no projeto notícias informativas que envolvam os conteúdos escolares colabora para a retenção e a compreensão dos mesmos, logo que, os discentes irão aplicar o conhecimento adquirido nas aulas em atividades diferenciadas, colaborando com o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a rádio-escola propiciará aos educandos um maior contato com as necessidades da sua escola, do seu bairro e com assuntos que envolvem a comunidade, tais como movimentos da associação do bairro, necessidades estruturais como o calçamento de ruas, reforma do asfalto da avenida principal do bairro, entre outros. O envolvimento em denunciar e também em mobilizar a comunidade propicia o desenvolvimento de um dos aspectos tão enfatizados atualmente na formação do indivíduo, que é a preparação para a cidadania. Inclusive enfatizado na LDB 9394/96.
E, ao termo como notícias, a divulgação de eventos que ocorrerão na escola, no bairro e na própria cidade; programa de músicas, momentos que envolvam o esporte e o lazer, festividades, a escola proporciona o contato com a cultura, seja ela mais específica ao seu cotidiano ou não. A intenção é possibilitar ao aluno a condição de analisar o seu modo de vida, os seus hábitos e costumes, bem como os valores. É dar a condição ao educando de ser consciente e crítico, e definir pôr conta própria as escolhas que vier a fazer no futuro. A implantação da rádio-escola será de grande importância para o processo educativo, como também colaborará com a formação integral do aluno e a integração escola-comunidade.

5. OBJETIVOS

Objetivos Gerais
- Integrar a comunidade escolar á comunidade local.
- Proporcionar aos alunos a possibilidade da construção de competência relacionada: a linguagem, a comunicação, ao raciocínio lógico e a crítica fundamentada.

Objetivos Específicos
- Envolver-se com os problemas locais e apresentar propostas de melhorias.
- Estabelecer parcerias com o curso de Comunicação Social, promovido pela UNEB.
- Promover uma reflexão sobre os efeitos na mídia.
- Melhorar o nível de informação / conhecimento
- Disseminar as inovações das diversas áreas do saber sistematizado, da cultura da arte, da política, do esporte e do lazer.
- Desenvolver a oralidade
- Elaborar o processo da escrita de acordo com a situação de formalidade / informalidade
- Elevar a auto-estima do aluno.



6. DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES

Vale frisar que a instituição escolar se reuniu neste ano, com o intuito de buscar alternativas para utilizar, de forma racional e criativa, a rádio-escola.Muitas ideais surgiram e decidimos, por meio de votação, as atividades e as ações que tornariam os objetivos do projeto viáveis, bem como a periodicidade da realização dos programas semanalmente – às sextas-feiras ou durante os sábados letivos).
Assim, para integrar a comunidade escolar à comunidade local, serão instaladas caixas de som em torno do colégio (nos portões), desse modo a comunidade ali circundante poderá ouvir informações, entrevistas e conhecimentos construídos pelo corpo discente e por parceiros do projeto, sendo tudo isso veiculado pela rádio-escola. Além disso, os moradores da circunvizinhança poderão opinar, levando sugestões de programação ou informação que gostariam de obter. Vale ressaltar que os alunos visitarão a comunidade para ouvir dela os reais problemas que a afligem. Com a posse dessas informações, os alunos, juntamente com os professores envolvidos, entrevistarão, durante as edições dos programas, os profissionais competentes para falarem sobre os problemas comunitários e as respectivas soluções.
É bom frisar que esta unidade buscará firmar um contrato com a UNEB / Juazeiro, através do Curso de Comunicação Social, servindo como estágio para os futuros profissionais, bem como teremos, no âmbito da escola, jovens universitários com conhecimento técnico, para realizarmos um bom trabalho.
Com o objetivo de promover uma reflexão sobre os efeitos da mídia na vida humana, serão elaboradas fichas de impacto, que serão, posteriormente, distribuídas, aleatoriamente, após a realização dos programas, à comunidade escolar e à comunidade local. Depois do relacionamento dessas fichas, um professor por sala, durante 1:00 h. formará grupos para a análise dos resultados (reproduziram as informações da mídia ou apresentaram senso crítico perante a mídia?)
Para aumentar o nível de informação / conhecimento dos alunos e disseminar as inovações das diversas áreas do saber sistematizado, da cultura, da política, da arte, do esporte e do lazer, todas as disciplinas indicarão trabalhos de pesquisa, que se tornarão notícias para veiculação na rádio-escola. A fim de desenvolver a oralidade discente, os alunos por série / turma se revezarão durante as programações radiofônicas seguindo o calendário de apresentação proposto, cujas atividades continuarão durante todo o ano letivo. Com vistas à elaboração do processo da escrita, o professor de Língua Portuguesa de cada série / turma envolvida discorrerá sobre as peculiaridades de cada texto produzido pela equipe que apresentará os programas radiofônicos, além de revisá-lo, cuidadosamente, para que o aluno sega a norma culta nas situações formais.
Espera-se que, com essas atividades, o aluno eleve a auto-estima melhore o comportamento na escola e fora dela, além de aumentar o rendimento em todas as disciplinas do currículo. Vale esclarecer que esses serão os critérios de participação no programa cão das próximas edições e do ano seguinte. Além disso, será organizada uma comissão na escola para realizar a coordenação geral do projeto e das atividades a serem desenvolvidas. Essa comissão será composta por representantes da equipe gestora, dos docentes dos discentes da escola e dos discentes da UNEB ( caso a parceria seja realmente firmada). Essa coordenação irá organizar as principais atividades a serem desenvolvidas pela rádio-escola, bem como a proposta de ação para os professores que irão colaborar com a sistematização das informações.



7. PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO-ESCOLA


Sugestões
Músicas de aberturas a escolher, elaboração de slogan, título do programa;
Notícias diversas;
Inovações cientificam;
A música mais tocada nas duas semanas;
Destaques artísticos, poesia, paródia, literatura de cordel, repente, entre outros;
A entrevista do dia – causar suspense, expectativa pela espera;
A música como engajamento social – texto e música;
Momento vocacional – entrevista com profissionais, para despertar o interesse pelo trabalho;
Esporte – local, nacional;
Lazer – eventos culturais, festas locais e da circunvizinhança, agenda cultural;
Divulgação de eventos – festividades e eventos na escola e na comunidade;
Serviços de utilidade pública – avisos, achados e perdidos, anúncios;
Encerramento – música, slogan, mensagem final;



8 . DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA A SER UTILIZADA

Vale ressaltar que, para integrar a comunidade escolar à comunidade local, ficará combinado que o vigilante da escola, previamente comunicado, irá instalar as caixas de som nos portões da escola.
Outra providência, para esse mesmo fim, será dividir as turmas em equipes e definir qual a responsável, para visitar os moradores circunvizinhos e, através de uma conversa espontânea, descobrir os problemas que mais afligem aqueles habitantes, destacando a estes que o Colégio Estadual Pedro Raimundo Moreira Rêgo convidará as pessoas competentes para uma entrevista, para que possam informar à população o que está sendo feito para minimizar os problemas levantados. Lembrando, também que a data e o horário da referida entrevista serão divulgado antecipadamente. Além disso, a comunidade local opinará sobre outras informações que gostariam de obter mediante a programação a rádio-escola alterando-a.
Assim, as disciplinas de Geografia e História trabalharão o espaço e como interfirir nele, bem como refletirão a história do bairro hoje, as ações dos seus protagonistas e o vislumbrar da história do futuro.
Salienta-se que a escola contará com o apoio técnico de Universitários do Curso de Comunicação Social (UNEB) que estarão orientando os alunos envolvidos no projeto antes e depois das edições radiofônicas.
É importante mensurar que, para promover uma reflexão sobre efeitos da mídia na vida humana, os alunos orientados pelos professores de Língua Portuguesa, elaborarão, em sala de aula, ficha de impacto, contendo perguntas objetivas sobre a preferência individual ou opinião própria dos ouvintes do programa.
Para aumentar o nível de informação / conhecimento dos alunos e disseminar as inovações das diversas áreas do saber sistematizado, da cultura, da política, da arte, do esporte e do lazer, os professores de Ciência da Natureza solicitarão material de pesquisa que verse sobre os avanços científico-tecnológicos e os impactos ao meio ambiente; os de matemática e suas tecnologias indicarão uma busca acerca de dados estatísticos nos âmbitos político-econômico e sócio-cultural; os de Ciências Humanas e suas Tecnologias pedirão uma pesquisa sobre os patrimônios Culturais nacionais e as transformações históricas, políticas e geográficas, podendo destacar, inclusive, o turismo baiano; os de Linguagens, Códigos e sua Tecnologias orientarão acerca de uma pesquisa sobre os artistas nacionais, as modalidades esportivas, a diversidade lingüística, assuntos da atualidade e a reforma Ortográfica da Língua Portuguesa que ocorrerá em 2008.
Vale salientar que todo o material pesquisado fará parte de um banco de dados. A cada semana serão analisado, retirados e/ou introduzidos conhecimentos e informações, para que as noticias sejam atuais e interessantes aos produtores / ouvintes.
É importante citar que todas as séries participarão da pesquisa em todas as áreas do saber para que o banco de dados seja enriquecido semanalmente para a escrita e a organização das notícias, previamente analisadas pelos professores de Língua Portuguesa, estando o grupo produtor presente no momento da correção, com vistas ao aperfeiçoamento desse processo. E como serão produzidos muitos textos, cada sala, orientado por um professor, escolherá as melhores redações, para a veiculação na programação da rádioescola.
Como forma de incentivar, cada vez mais, o processo da escrita terá um espaço, para a divulgação de talentos quanto à produção de poesias, paródias, propagandas utilitárias e criativas, além de literaturas de cordel. Quanto ao momento vocacional, este será muito importante, pois haverá um relato da experiência profissional de pessoas bem-sucedidas no mercado de trabalho, que contarão os passos trilhados por elas, para alcançarem o reconhecimento social.
A fim de desenvolver a oralidade discente, um professor por sala dividirá as turmas, de modo a formar grupos (5 a 7 alunos) para a apresentação dos programas. Graças a esse procedimento, pretende-se chegar ao final do ano com a total da participação dos alunos na apresentação dos programas por eles preparados.
Vale considerar que a leitura oral dos textos a serem veiculados será ouvida atentamente por uma Comissão composta por gestores, professores e universitários do curso de Comunicação Social ( UNEB), com vistas à garantia da ética e qualidade informacional, respeitando, acima de tudo o ouvinte.


9. IMPACTO SOCIAL

Como o projeto terá a parceria com a comunidade em que a escola está localizada, o principal impacto social se concentrará na própria comunidade do bairro, logo que a intenção é aproximar a comunidade e a escola, diminuindo alguns problemas enfrentados na formação das crianças e dos adolescentes, entre eles podemos considerar: a conservação e a manutenção do ambiente escolar, a diminuição da violência dentro e fora da escola, melhoria do processo educativo.
Além disso, o projeto propicia a inclusão de pessoas que desconhecem como essa mídia funciona e chega até nossas casas, sendo assim um instrumento de instrução e comunicação para toda a comunidade influindo no processo educacional dos alunos e dos seus pais. Também é inclusão quando propicia não somente o conhecimento, mas o acesso a comunidade se informar e se comunicar com outras pessoas da comunidade.



10. NECESSIDADES PARA A IMPLANTÇÃO DA RÁDIO-ESCOLA


Necessidades Técnicas: Com relação as necessidades técnicas e informações a respeito de como formatar / gravar os programas e a forma como devem ser passados ao público, essa escola solicitará a colaboração da UNEB/Juazeiro, através da colaboração dos alunos do Curso de Comunicação Social.


Necessidades de Aparelhagem: Algumas necessidades são imprescindíveis a nível de aquisição de material, tais como : Caixas de Som, Peças Fio Po2, Projetor de Som com DRIV, Gravador, Amplificador Hayonic, com gongo, CPU, microfone SM 58.


Necessidades na Prestação de Serviços: Será necessário a prestação de serviços para montar e deixar funcionando a aparelhagem para utilização dos alunos. Como também, um especialista na área de rádio para auxiliar a formatação/gravação dos programas.




12. CRONOGRAMA DE AÇÕES


Ainda não há estipulado o cronograma efetivo de ações do projeto, logo que para o mesmo ser implantado dependerá da instalação do equipamento necessários ao funcionamento da rádio, porém existe a perspectiva de sua realização ser iniciada ainda este ano, entre os meses de maio a dezembro do referido ano, sendo posteriormente desenvolvido nos anos seguintes.
O primeiro momento desse cronograma é a busca de parceria com outras instituições, a exemplo da UNEB e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, que ocorrerá no mês de maio e junho.
O segundo momento desse cronograma é a organização e implantação da rádio-escola com todos os seus aparelhos e ajustes técnicos, devendo ocorrer em maio.
O terceiro momento, será a organização pedagógica da rádio-escola, para sua efetiva implementação, que deverá ocorrer a partir do mês de maio.



14. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados serão avaliados mediante os aspectos qualitativos e quantitativos.
No que tange aos qualitativos, pretende-se verificar o aumento da presença do aluno em sala de aula,melhorar a sua auto-estima e o rendimento escolar, bem como a satisfação da família e da comunidade quanto à qualidade do ensino institucional.
Quanto aos quantitativos, é válido mensurar que todo o processo será avaliado levando em consideração a média aritmética (somam-se todas as notas obtidas nas diversas áreas e divide-se pelo número de notas), assim cada aluno receberá pontos de acordo com o conjunto de atividades realizadas. Esclarece-se, também que cada professor envolvido com o projeto deverá pontuar os grupos participantes de acordo com os critérios assim definidos:
Assiduidade e relacionamento com o grupo / os grupos;
Participação e compromisso na elaboração das atividades;
Pontualidade na apresentação dos programas;
Qualidade da informação veiculada;
Desenvoltura oral.









Nenhum comentário:

Postar um comentário