Educomunicação - uma introdução

A Educomunicação se desenvolve sob a tríade comunicação, educação e participação e visa formar o chamado senso crítico frente à mídia. Os objetivos dessa abordagem diferenciada é, primeiro instituir novas formas de ensino-aprendizagem através de canais interativos de comunicação, tendo a experimentação e a pesquisa como instrumento cotidiano, para superar o paradigma instrucionista. Também estimula competências a produção de conhecimentos através da escrita, oralidade, comunicação e crítica da realidade.

Nossa principal intencionalidade é contribuir para a mudança das práticas curriculares – trabalhando com novas mídias na escola, pesquisa e participação. Nossas ações são:Web-método, Radiação, Impressão, Oratória e o Cinemação. Primeiro sensibilizamos os professores para uma proposta de transformação da maneira como as escolas trabalham o ensino com a nova metodologia da Educomunicação. Depois, promovemos conhecimento das linguagens das mídias impressas e eletrônicas, através da realização de produtos midiáticos. Finalmente criamos canais de comunicação e participação na escola e socializamos as ações com criação de núcleos de Educomunicação nas escolas.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Projetos Educomunicativos

PROJETO RÁDIO-LITERÁRIO
COLÉGIO POLIVALENTE DE ITAJUÍPE – DIREC 7
ELABORAÇÃO:
Cláudia Pereira Santos Castro;
Arlete Alves Moreira Fontes;
Silmara Santos Oliveira.



APRESENTAÇÃO

O Projeto Rádio-Literária foi elaborado a partir da identificação de elementos presentes na unidade escolar possíveis de serem utilizados, a exemplo da instalação de uma estação de rádio, equipada com todas as condições de uso em excelente qualidade.

A necessidade de ampliar o uso desse equipamento, que até então apenas veicula música nos momentos de intervalo, propicia a orientação dos alunos na adaptação de textos literários para outras formas de arte como novela, contos, crônica, cordel, além de aumentar seu potencial criativo, favorecendo o aprendizado e o gosto pela leitura, já que terão bastante contato e envolvimento com os gêneros escolhidos pelos mesmos para adaptação em novelas.

RESUMO

O Projeto Rádio-Literária é um trabalho que acontecerá no âmbito do Colégio Polivalente de Itajuípe – Bahia e prevê a realização da produção de três novelas de rádio a partir da adaptação de textos literários para essa finalidade.
O público alvo envolvido – três turmas do turno matutino – é participante do Ensino Fundamental e Médio.
Para essa realização, serão desenvolvimento estudos em classe e também extra-classe, desde a escolha de textos, resumos e adaptações, adequação oral, treinos orais, desenhos em cartazes das cenas das novelas e, finalmente, apresentação na rádio da escola.
O recurso a serem utilizados previstos são, em sua maior parte, comuns de uso na unidade escolar, outros demandarão o valor expresso na parte de recursos e os resultados dessa atividade deverão conter a compreensão dos textos, capacidade de adequação para novela de rádio bem como, o prazer e a satisfação de estar em contato com a literatura nacional.


JUSTIFICATIVA

A existência de um equipamento de rádio difusão de porte médio na unidade escolar sem uso adequado a sua capacidade fez nascer o projeto rádio-literária, com vistas a proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver uma atividade integradora de comunicação social, destacando seu potencial e sua competência.
Essa forma de utilização da rádio escolar deverá promover a elevação da auto-estima dos participantes, além do envolvimento da comunidade escolar no âmbito de sua funcionalidade e horários escolhidos.
Nesse caso, após a utilização desse espaço de comunicação, entende-se que a comunidade escolar desperte para uma utilização mais ampla do que, simplesmente, ouvir música sem um planejamento que atenda a um significado específico.
Origina-se dessa situação uma deseducação musical, pois que, a qualidade das músicas veiculadas não faz crescer nem desenvolver a criatividade do aluno, não tira proveito da música e da história para contar o passado do país, a exemplo do Golpe Militar de 1964 cuja trilha musical que se seguiu foi proibida e tem Chico Buarque de Holanda, para citar apenas um, grande fonte de informação e beleza, como também não atenta para as variações artísticas que a escola deve oferecer.
É uma oportunidade para se modificar o conceito de utilidade do meio de comunicação disponível na escola, que além dessas formas educacionais já mencionadas, apontam para uma possível profissionalização.
Para tanto, o projeto Rádio-Literária intenta desenvolver o gosto pela leitura em consoante prática da oralidade, escrita e interpretação, além de outras habilidades cognitivas, arregimentando conhecimento e uso de tecnologias, e propiciando ao aluno um desenvolvimento integrado.
Com vistas ao atendimento dos interesses acima, as turmas trabalhadas serão inicialmente uma turma por professor, no caso, três e estarão distribuídas entre as séries do ensino fundamental e médio.

Intenta-se, portanto, subsidiar o ensino de Língua Portuguesa utilizando e privilegiando recursos disponíveis na escola. Sendo assim, o projeto liga estudos de textos literários à função informativa, cultural e emotiva envolvendo a escola por inteiro, no turno matutino, pois a rádio funcionará para toda a unidade escolar nesse período.
A realidade legal e social na qual acontecerà o projeto apresenta os aspectos descritos a seguir: o Colégio Polivalente de Itajuípe, localizado numa área privilegiada, num bairro periférico urbano, com dois lagos à sua frente e cercado pela Mata Atlântica, do município de Itajuípe. Conta com 45 professores, 91% deles com curso superior completo, alguns com especialização e mestrado, atende a uma clientela de alunos do ensino fundamental e médio. Portanto, uma escola de grande porte, com autonomia administrativa, e pedagógica, obedecendo às normas do Conselho Estadual de Educação – CEE.
Pertencente a Rede Estadual de ensino, vinculado a SEEB e a Direc 07, funciona três turnos, possui 13 (treze) salas de aulas conforme limite estabelecido pela portaria de matrícula.
O colégio atende a uma clientela oriunda na maioria de bairros periféricos: José de Anchieta, Santo Antônio, Santa Edivirgens, Alto da Liberdade, Santa Rita de Cássia, além disso, no turno matutino estão alunos que provêm dos distritos de Serqueiro Grande, Bandeira da Alameda e União Queimada, dependendo de transportes escolares gratuito para comparecer as aulas. Os demais são do centro da cidade.
Os alunos que compõem a unidade escolar são provenientes de famílias pobres, sendo grande parte desses assalariados, trabalhando como funcionários públicos ou na fábrica Cambuci, com renda de um salário mínimo, outros estão no mercado informal ou são trabalhadores domésticos, e no turno noturno muitos dos alunos e alunas têm como ocupação as funções descritas acima, babás entre outras.
Os pais dos alunos em sua grande maioria não têm escolaridade o que dificulta o auxílio nas tarefas extra-classe.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver o interesse e o prazer pela atividade de leitura e da escrita, nos alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Polivalente de Itajuípe, Bahia, ampliando o processo comunicativo através da novela de rádio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Adaptação de texto literário para anovela de rádio;
Propiciar a interação entre e leitores e autores através da recriação na elaboração de textos e idéias;
Desenvolver habilidades e competências no campo da comunicação, como a oralidade, autonomia no improviso, pois a apresentação é ao vivo;
Promover a escola através da novidade e suspense dos capítulos da novela.

METODOLOGIA

As atividades acontecerão, no primeiro momento, em sala de aula para aquiescência das turmas selecionadas, nesse ambiente, os alunos escolherão textos entre os diversos gêneros, além de serem iniciadas as primeiras leituras e divisão de equipes para agilidade nas tarefas.
A metodologia prevê ainda visitação a uma emissora de rádio para conhecerem a forma de trabalho dos profissionais da área.
Essa tarefa será feita num mesmo dia em quantidades pequenas de alunos no recinto de trabalho, poderá ser visitada emissora de rádio na cidade de Itabuna que tem muita experiência na profissionalização desse vínculo de comunicação.
Os alunos terão tempo adequado para pesquisa, leitura, análise e reflexão de diversos gêneros e autores da Literatura brasileira para adaptação de falas;
Realização de atividades da narrativa e seus discursos, com ênfase no discurso direto para a sala de aula: alguns mais antigos outros mais modernos. A possibilidade de melhor adaptação visual, nesse caso, seja através de desenhos em substituição à fotografia.
Ainda como atividade correlata, assistir a filmes das obras escolhidas para percepção em substituição à fotografia.

BENEFICIÁRIOS:
Como beneficiários estão incluídos por ordem de participação os alunos das classes selecionadas, pois farão atividades referentes aos temas abordados para um melhor desempenho cognitivo. Ao tempo em que a comunidade escolar estará participando da audição do programa apresentado, fotonovela, nos horários especificados pelos atores envolvidos no processo.

ALUNOS:
3ª série do Ensino Fundamental (matutino)
1ª série do Ensino Médio (matutino)
8ª série do Ensino Fundamental (matutino)

MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO:
Orientação nas leituras e produção de textos em sala de aula;
Apresentação das leituras através da oralidade;
Apresentação-resumo dos capítulos lidos;
Adaptação para o texto foto-novela;
Solicitação dos grupos e escolha dos melhores trabalhos para apresentação na rádio;
Avaliação escrita.

RESULTADOS ESPERADOS:
Como resultado dessa proposta espera-se que o ensino da Língua esteja consoante as diretrizes do Ministério da Educação cuja função social é pré-requisito básico para que o indivíduo ingresse no mundo letrado e possa construir seu processo de cidadania, participando e atuando na sociedade.
A expectativa de resultados está circunscrita ao campo do prazer e da autoconfiança em que o aluno possa desenvolver nas atividades propostas mediante vários aspectos da aprendizagem, através da leitura na arte de ler e recriar o texto literário.
Além disso, que envolva os ouvintes a ponto de surgirem novas idéias de atividades utilizando a rádio escola instalada para o crescimento da comunidade específica da Escola Polivalente de Itajuípe, que todos possam estar atentos a programação com boa disposição para ouvir seus colegas e aprender o conteúdo das obras literárias.
Inicialmente, o projeto atenderá a três turmas do turno matutino. No ano seguinte, 2009, há possibilidade de ampliação para outras disciplinas e turmas.

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